Social Icons

domingo, 18 de novembro de 2012

Entrevista com Marcos de Sousa - Coração de Vidro

Boa noite meus caros leitores... Esta noite é com muito prazer que postarei a vocês a entrevista que tive a oportunidade de realizar com o escritor Marcos de Sousa, autor do livro Coração de Vidro.
Esta entrevista é de fato um orgulho para mim, pois Marcos se mostrou muito prestativo e atencioso, o autor comentou a respeito da leitura no Brasil e o que falta para que nós nos tornemos, de fato,  bons leitores entre diversos temas polêmicos. Marcos também contou sobre sua vida, do que gosta de ler e escrever em uma entrevista muito espontânea. Creio que nos divertimos muito! E agora deixo para vocês apreciarem esta leitura maravilhosa!

INTERVIEW WITH THE WRITER

Letícia: Olá Marcos, é um prazer poder entrevistá-lo. Estou muito feliz por poder realizar esta entrevista com você, tenho certeza que os meus seguidores no blog irão adorar! E além do mais é uma excelente oportunidade para sabermos mais sobre sua obra.

Marcos: Eu só tenho a agradecer, Letícia. Primeiro, pela divulgação que você fez antes e agora pelo convite para a entrevista.

Letícia: Bem, então vamos as perguntas! Creio que serei bastante enxerida! Conte-nos, desde quando você escreve?

Marcos: Eu comecei a escrever por volta dos quatorze anos, mas não era nada demais. Posso dizer que eram apenas palavras jogadas em papéis. Comecei a escrever efetivamente, da forma que escrevo hoje, há três anos.

Letícia: Em que você se inspira quando está escrevendo?

Marcos: Depende muito do texto. Se você observar com o olhar certo, o mundo é cheio de encantos que querem ser descritos.

Letícia: Quais são os temas que você frequentemente aborda em sua escrita/poesias?

Marcos: Acho que a própria palavra poesia já carrega intrínseca a si o amor, né? Escrevo, então, sobre sentimentos. Já nas crônicas, outro gênero que amo, normalmente faço críticas de forma humorada.

Letícia: Alguma vez você já foi criticado por gostar de escrever?

Marcos: Já, diversas e diversas vezes. Mas isso só me motiva. Quando tem gente se incomodando, é sinal que está se trilhando no caminho certo.

Letícia: Você acha que um escritor deve escrever pelo prazer de escrever ou apenas visando um futuro promissor?

Marcos: Depende muito. No Brasil, é pelo prazer de escrever. Brasileiro, em geral, não dá valor a leitura, o magnitude e ao encantamento das palavras. E, quando o dá, prefere os autores estrangeiros.

Letícia: O que você acha a respeito desta nova geração de escritores que é comumente criticada pela mídia?

Marcos: Tudo. Essa atual geração é a “revolução” da escrita. Há quem esteja reconstruindo uma forma mágica de escrever, há quem está jogando palavras no papel e lançando no mercado editorial. Contudo, vejo, principalmente no Brasil, um futuro promissor. Ainda está germinando, mas a atenção ao que temos de bom na literatura nacional vem surgindo. Quem sabe, daqui uns dez anos, esses que estão revolucionando, hoje, estarão entre os cânones da nossa literatura.

Letícia: Você acha que o Brasil precisa de mais apoio a literatura, tanto em publicação quanto em incentivo aos jovens para com a leitura?

Marcos: Sim. Brasileiro prefere cerveja a livros. Tv a livros. Filmes a livros. Carnaval a livros. Não é por menos que somos desprezados culturalmente no cenário internacional. Brasileiro é preguiçoso, não gosta de ler. Incentivo à leitura seria fundamental, mas o essencial é investir na educação. Se o povo brasileiro fosse educado, mas educado de verdade, com escolas públicas de qualidade, a leitura faria parte do cotidiano da nação.

Letícia: Qual é o seu estilo favorito de leitura?

Marcos: O que tenha palavras. (risos)
Literalmente, eu leio de tudo. Há alguns assuntos que não me interessam muito, mas já li e leio até esses.

Letícia: Conte-nos um pouco mais a respeito do seu livro. Afinal de contas, é sobre ele que mais queremos saber. Diga-nos, por que você acha que devemos ler o seu livro?

Marcos: É simples: Se você tem um coração, meu livro é o mais recomendado para você. Ele é um descarrego de sentimentos, dos mais belos aos mais terríveis, do mais puro ao mais cheio de luxúria. Sentimentos... Essa é a essência do meu livro.

Letícia: Coração de vidro é sua primeira obra publicada, podemos esperar mais de Marcos de Sousa nas bancas?

Marcos: Podem sim. No momento, estou com dois projetos em andamento. Se tudo acontecer como o previsto, em 2013 o segundo livro estará sendo lançado.

Letícia: O que você diria para os jovens escritores que estão correndo atrás de publicações assim como você?

Marcos: Risquem a palavra desistir do seu dicionário. Quem tem medo de perder, de não alcançar, não merece a vitória.

Letícia: Deixe uma mensagem ao público, pode falar sobre o que você quiser e aliás, convença-os a comprar o seu livro! (risos)

Marcos: Eu quero agradecer, na verdade. Agradecer a todos que já compraram seus exemplares, aos que estão lendo essa entrevista e aos que apoiam o meu trabalho. Aos que não o conhece, apresento-vos o livro “Coração de Vidro” e o meu blog “O mundo sob o meu olhar”. Espero que gostem e se sintam tocados por minhas palavras.

Letícia: Muito bem Marcos! Eu estou lisonjeada pela exclusividade ao meu blog e por toda a sua atenção! Desejo-te muito sucesso em sua carreira e que ela lhe traga muita felicidade. Também amo escrever e em breve também estarei publicando meus primeiros contos! E com certeza sua mensagem também me tocou, afinal eu já risquei a palavra impossível do meu dicionário! Parabéns e espero que mais pessoas pensem como você para que de fato tenhamos uma mudança na situação atual do nosso Brasil. Também espero que as pessoas que lerem esta entrevista se sintam motivadas a levar sua vida intelectual mais a sério! Grande abraço e até a próxima!
 _________________________________________

E esta foi mais uma postagem de grande valia para o nosso Mural dos Sofrimentos! Muito feliz pelo carinho e atenção do Marcos... Ah e lembrem-se de passar em alguma banca e adquirir já o seu livro Coração de Vidro!
Beijos até a próxima!

3 comentários:

  1. Amei a entrevista. Muito obrigado pela divulgação, apoio e carinho. Que venham outros livros para mim e muitos para você.

    Beijos

    O mundo sob o meu olhar

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, vou até comprar o livro dele^^

    ResponderExcluir
  3. Aeee, se tu não virar escritora já pode trabalhar de repórter haha gostei gostei, até vou pensar em comprar o livro depois dessa

    ResponderExcluir